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ENSINO

 PROPOSTA PEDAGÓGICA

  Desde sua origem, o Colégio Interativo caracterizou-se por valorizar o professor, o aluno e uma estrutura tecnológica educacional capaz de oferecer condições para a realização de um trabalho de excelência acadêmica. Com o passar do tempo, temos nos mantido fiel a esses valores e, também temos buscado ampliá-los, em constante diálogo com o novo mundo em que vivemos.

  Os tempos atuais lançam aos educadores grandes desafios. A facilidade de conexão e a velocidade de veiculação da informação proporcionam acesso dinâmico a realidades de naturezas diversas, em nível global, abrindo novas possibilidades aos alunos e à ação educacional. O mundo intangível ganha valor, dividindo o espaço com o mundo tangível, como ampliação dos complexos e clássicos confrontos de relevância epistemológica e pedagógica entre o visível e o invisível, entre realidade e aparência, imaginação, sonho e fantasia, entre fato e versão, entre o verdadeiro e o falso, entre conhecimento e opinião.

  A informação flui de forma farta e fácil, tornando necessários esforços para selecioná-la, organizá-la e, principalmente, atribuir-lhe significado perante as mutantes relações sociais, familiares, éticas, culturais, morais e educacionais. O mundo do trabalho responde, reflete e é parte integrante de toda essa dinâmica, e a escola deve estar atenta a tais mudanças, sem deixar de ser, eis aí outro desafio, uma referência segura para o jovem e sua família.

  Nesse contexto, o Colégio Interativo propõe desempenhar um papel fundamental na formação pessoal e acadêmica do aluno. Acreditamos que a Escola é um espaço de construção de conhecimento e de efervescência cultural. Acreditamos numa educação que, por meio da integração curricular, propicie condições para que o aluno desenvolva modos de ser e conhecer, tais como a capacidade de pensar e agir de forma ética e respeitosa, ser competente e disciplinado academicamente, sintético e criativo no domínio e aplicação do conhecimento adquirido, para além do convencional, sensível aos diversos estímulos de natureza estética, de modo a tornar-se um cidadão consciente e com responsabilidade social atuante.

  Entendemos também, que o ensino deve estar comprometido com a democracia e a cidadania e assim, nossas práticas pedagógicas privilegiam a igualdade de direitos e a corresponsabilidade pela vida social. Nesse cenário, é muito importante inserirmos a educação inclusiva como um fator que contribui inegavelmente para a construção de um sistema educacional universal, e de qualidade, onde a diversidade é um valor democrático a ser cultivado e valorizado.

  Todos esses valores são vivenciados num ambiente que fomenta continuamente a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos aqueles que interagem interna e externamente com a Instituição, buscando o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente coletivo.

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

  A educação é um processo de interação social. Dessa maneira, só pode ser compreendida na dimensão humana: do homem consigo mesmo, do homem com os outros homens e do homem com seu tempo e espaço. 

  Essas relações são produzidas em razão do acesso ao conhecimento como meio de comunicação e de transformação do homem e do mundo e tendo por objetivo a busca da felicidade. Portanto, a educação revela uma visão inconformada de um mundo a ser superado pela ação do homem modificado pelo conhecimento, isto é consciente.

  Uma das características de nosso tempo é o desenvolvimento da informática. A velocidade com que a informação é democratizada em sua distribuição e acesso permite relacioná-la com mais frequência com outras informações, possibilitando a criação do novo, da invenção.

  A incorporação de informações e dar-lhes utilidade no seu cotidiano, na verdade, eleva a informação da sua dimensão quantitativa à condição qualitativa de conhecimento. O acesso aos meios de divulgação do conhecimento continua sendo um diferenciador de oportunidades e, portanto, de uma certa ascensão social.

  O mundo, ao mesmo tempo em que se transforma numa aldeia, proporciona à aldeia a dimensão do universo. Mais do que nunca, universal e particular deixam de ser conceitos antagônicos para serem didáticos.

  A Proposta Pedagógica, elaborada e estruturada coletivamente por todos os segmentos que fazem parte da escola (gestores, alunos, professores, funcionários, pais e comunidade) será implementada dentro dessa visão de mundo para que a escola possa ser um espaço crítico e, consequentemente humano.

  Assim sendo, respeitando e procurando desenvolver as características individuais e emocionais do aluno, a concepção que baliza a proposta pedagógica busca municiá-la de ferramentas para compreensão e interpretação do homem e do mundo nas suas singularidades e pluralidades.

  Buscamos, além da sólida formação acadêmica, iniciada no Colégio Interativo no 6º ano do Ensino Fundamental II até a 3ª série do Ensino Médio, a formação do “ser”, preparado para atender às demandas atuais de um mundo altamente complexo e competitivo. Nesse sentido, disponibilizaremos diversos cursos extracurriculares e uma estrutura de serviços de apoio que visa ampliar o alcance do trabalho docente, permitir a socialização dos alunos e o diálogo permanente entre a teoria e a prática, objetivando o pleno desenvolvimento pessoal do aluno.

  Essa rede de apoio abrange de forma ampla diversos aspectos da vida acadêmica e pessoal do aluno, por meio de aulas de reforços, oficinas de estudos, palestras temáticas, feira de conhecimentos, gincanas, auxílio na orientação de estudos, suporte no momento da escolha de área e carreira, acompanhamento diferenciado aos vestibulares, estímulo ao desenvolvimento cultural, dentre outros. 

  Nesse sentido, o Colégio Interativo acredita que seu corpo docente e administrativo é a base para oferecer serviços educacionais de qualidade. Sendo assim, valoriza o crescimento profissional e pessoal de cada indivíduo e estimula seu desenvolvimento através de inúmeras possibilidades de capacitação e atualização no próprio ambiente escolar, em instituições nacionais e internacionais que estejam em consonância com as necessidades institucionais. Os programas de capacitação serão realizados na forma de seminários, palestras, congressos, cursos de curta e longa duração, treinamentos, reuniões e viagens culturais, e, têm como objetivo, proporcionar aos profissionais que deles participam aquisição de novos conhecimentos, atualizações, habilidades e o uso de novas abordagens, requisitos fundamentais para um trabalho de sucesso e melhor desempenho de suas funções.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  Nesse cenário, é muito importante inserirmos a educação inclusiva como um fator que contribui inegavelmente para a construção de um sistema educacional universal, e de qualidade, onde a diversidade é um valor democrático a ser cultivado e valorizado. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

  Podemos concluir assegurando que, aos alunos que apresentarem algum tipo de necessidade especial, sendo ela física ou psíquica, proporcionaremos acompanhamento das atividades e todos os ajustes necessários em busca do melhor aproveitamento da aprendizagem, pois acreditamos que a educação inclusiva, além de garantir o cumprimento de um direito constitucional beneficia a todos com o convívio e o crescimento na diversidade, preparando o educando de forma ampla também para tarefa de renovar o mundo comum.